Última etapa da obra: desmobilização do canteiro

31, janeiro, 2025

Última etapa da obra: desmobilização do canteiro

A última etapa de uma obra, mas nem por isso menos importante, é a desmobilização do canteiro de obras.

Após finalizados os serviços de instalações eletromecânicas e montagem dos equipamentos da nova fábrica de detergente em pó do Grupo Raymundo da Fonte em Paulista (PE), chegou o momento de retirada de todos os recursos empregados na execução da obra, que vão desde remoção de toda a estrutura metálica e coberta, containers, plataformas, caminhões munck, equipamentos diversos, ferramentas e materiais, até o descarte de resíduos, sobras, sucatas, entulhos e limpeza do terreno.🏭

“Tivemos uma jornada de dois anos em duas grandes obras espetaculares – Grendene e Raymundo da Fonte. Terminamos uma e fomos diretamente para outra, transferindo e organizando toda a estrutura do canteiro. O desafio agora é fechar mais um ciclo e nos prepararmos para os novos”, disse Marcelo Costa, gestor da desmobilização.

A desmobilização é um processo complexo porque abrange uma série de tarefas e etapas que devem ser realizadas por profissionais experientes e qualificados a fim de garantir a segurança do local e dos colaboradores. Deve, portanto, ser bem planejado e executado, proporcionando ao cliente e usuários da nova fábrica resultados de qualidade e operacionalidade plena.